Que nome eu coloquei meu filho

O nome do bebê é uma decisão muito importante e deve ser bem pensada pelos pais, já que vai ser o que o identifique sempre e até mesmo conferir alguma personalidade da criança. Por isso, muitos pais procuram para os seus hijosnombres originais, que lhes definam e que, a ser possível, lhes diferenciam dos outros. Também costumam procurar nomes para que eles tenham um significado especial, seja por razões sentimentais, pois gostam de por o seu significado ou porque lhes lembra alguém querido.

imagem_release_3950911

Consenso dos pais

Não se deve frivolizar com a escolha do nome. Deve imperar o desejo dos pais, uma vez que os dois se puseram de acordo, sem esquecer que a criança terá que conviver com esse nome o resto de sua vida. Poderá alterá-lo quando fizerem 18 anos, mas é muito tempo vivendo com um nome que pode não gostar.

O que aconselham os especialistas?

Nenhum estudo científico ou psicológico conseguiu provar que o nome que se impõe a um bebê afecte a sua forma de ser. No entanto, durante milhares de anos, muitos povos já escolheram o nome do recém-nascido por seu significado; por exemplo, Ana, que significa ‘compaixão’. Ainda assim, os especialistas recomendam:

Que não é preciso buscar nomes excessivamente sofisticados, raros ou difíceis de escrever ou pronunciar. No futuro, podem produzir o menino ou menina problemas burocráticos ou convertê-lo em objeto de zombaria.
Há que ter em conta os apelidos, e evitar cacofonías (Luz Diaz) ou redundâncias (Gonzalo González).
Se o nome é longo, melhor escolher um nome curto, e vice-versa.
Para evitar problemas com a criança, a lei prevê uma série de restrições na hora de inscrevê-la no Registro Civil do local onde tenha nascido, o pequeno ou a localidade onde estão registados os pais. Também pesquise o significado do nome escolhido. Confira aqui o significado do nome Rafael.

Quantos nomes eu posso colocar?

Não podemos impor ao bebê, mais de um nome composto, como por exemplo, João Alexandre Raul-Frederico (teríamos que decantarnos por uma das duas combinações). Também não é permitido inscribirle com mais de dois nomes simples, como Marta Luísa do Carmo (sobraria um).

Há nomes proibidos?

Sim, a lei estabelece proibições referidas aqueles nomes que prejudiquem a pessoa por extravagantes, ridículos ou impróprios, como rocinante emprendeu, ou que se refiram a conceitos negativos, ou profano, como Lúcifer ou Bin Laden.
Não é possível registar como nome e um sobrenome, nem impor ao recém-nascido um nome que não deixe claro o seu sexo.
Também não podemos colocar o bebê o nome de um irmão, a menos que este tenha falecido.

É possível definir o nome?

Sim, desde que não viole as proibições que estabelece a lei. No caso de o encarregado do Registro colocasse pegas ou negase, pode-se recorrer e será o juiz do Registro Civil, que vai decidir se admite ou não.

Posso registrar um destes nomes ou casuais?

Sim, graças à Lei de Identidade de Gênero, que entrou em vigor em 15 de março de 2007 e que anula a proibição que figurava na Lei do Registo Civil de registrar as crianças com um destes nomes ou familiares e casuais, como Chema, Nacho ou Manolo. Hoje em dia, nomes que, pelo seu uso generalizado tenham deixado de se relacionar com o nome do que se derivam e que tenham sustantividad própria (como a Lola, que vem de Dores ou Pepe, derivado de José), já podem se inscrever, desde o nascimento, como o seu próprio nome.

O são admissíveis os nomes estrangeiros?

Sim, são permitidos, embora possivelmente nos peçam documentação que comprove a existência do nome. Se tem tradução para o português se poderá inscrever na língua que os pais prefiram.

Você pode mudar a ordem dos apelidos?

Sim, mas é imprescindível que os pais entrem juntos no Registro para registrar o bebê (algo desnecessário quando o sobrenome paterno vai primeiro, e os pais são casados). Uma vez que o primogênito seja primeiro o sobrenome materno, todos os seus irmãos deverão levá-lo também. Se os pais não estão de acordo, levar o sobrenome paterno em primeiro lugar.

Você ainda não escolheu o nome do seu filho?

Visite o nosso site de Nomes: http://nomes.club/